IMBOLG


Primavera
Por
Cecília Meireles

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododentros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. 

Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.
Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvi­dos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.

Incensos: manjericão, mirra e glicínia.
Cores das velas: marrom, rosa, vermelha.
Pedras preciosas sagradas: ametista, granada, ônix, turquesa.
Ervas ritualísticas tradicionais: angélica, manjericão, louro, benjoim, quelidônia, urze, mirra e todas as flores amarelas.
Ritual do Sabbat Candlemas
Comece erigindo o altar voltado para o norte. Diante dele coloque uma vassoura de palha. Prepare uma coroa com 13 velas vermelhas e coloque-a no centro do altar. Em cada lado da coluna, coloque uma vela da cor apropriada do Sabbat. à esquerda, um incensório com incenso apropriado: manjericão, mirra e glicíni e um ramo de sempre-viva. Pode também ser usado um galho da árvore ou da guirlanda do Natal anterior como decoração do altar. à direita coloque um cálice com água (água fresca de chuva ou neve derretida, se possível), um pequeno prato com pó ou areia e um punhal consagrado.
Marque um círculo com cerca de 3m de diâmetro em torno do altar, usando giz ou tinta branca. Salpique um pouco de sal dentro do círculo e, então, trace o círculo na direção destrógira com a espada cerimonial sagrada ou com uma vara de salgueiro dizendo: COM O SAL E A ESPADA SAGRADA EU TE CONSAGRO E TE INVOCO, OH CíRCULO DE SABBAT DE MAGIA E LUZ. NO NOME SAGRADO DE BRíGIDA E SOB A SUA PROTEçãO ESTE RITUAL DE SABBAT AGORA SE INICIA.
Coloque a espada cerimonial no altar diante da coroa de velas. Acenda as duas velas do altar e diga: OH, DEUSA DO FOGO DA PRIMAVERA, A TI OFEREçO ESTE SíMBOLO DO FOGO. ASSIM SEJA. Acenda o incenso e diga: OH, DEUSA DO FOGO DA PRIMAVERA, A TI OFEREçO ESTE SíMBOLO DO AR. ASSIM SEJA. Peque o punhal com a mão direita e, com a ponta da lâmina, trace um pentáculo (estrela de cinco pontas) no pó ou areia e diga: OH, DEUSA DO FOGO DA PRIMAVERA, A TI OFEREçO ESTE SíMBOLO DA TERRA. ASSIM SEJA. Mergulhe a lâmina do punhal no cálice com água e diga: OH, DEUSA DO FOGO DA PRIMAVERA, A TI OFEREçO ESTE SíMBOLO DA áGUA. ASSIM SEJA.
Coloque o punhal de volta no altar. Acenda o ramo de sempre-viva e visualize na sua mente a escuridão do Inverno se desfazendo, sendo substituída pela luz agradável da nova Primavera. Coloque o ramo ardente no incensório e diga: ASSIM COMO ESTE SíMBOLO DO INVERNO é CONSUMIDO PELO FOGO, DA MESMA FORMA A ESCURIDãO é CONSUMIDA PELA LUZ. ASSIM SEJA.
Acenda a coroa de velas e coloque-a cuidadosamente no topo de sua cabeça. Quando este ritual de Sabbat é realizado por um Coven, é costume o Alto Sacerdote acender as velas e colocar a coroa sobre a cabeça da Alta Sacerdotiza. Pegue o punhal com a mão direita e segure-o sobre seu coração, enquanto diz: COMO A DOCE CIBELE, EU USO UMA COROA DE FOGO EM TORNO DA MINHA CABEçA. COMO DIANA, ABENçOADA DEUSA DA SABEDORIA, EU ACENDO AS VELAS VERMELHAS PARA FAZER BRILHAR UMA LUZ SOBRE A MINHA PRECE DE PAZ E AMOR SOBRE A TERRA. OUçAM-ME, OH, ESPíRITOS DO AR, OS ESPíRITOS ABAIXO E OS ESPíRITOS ACIMA. ASSIM SEJA.
Coloque o punhal de volta no altar e termine o rito varrendo o círculo em direção levógira com uma vassoura para desfazê-lo e simbolizar a "destruição" das coisas velhas. Apague as velas e devolva a coroa ao altar.
Fonte: 'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich
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Imbolc Lore
(February 2nd)

Imbolc, (pronounced “IM-bulk” or “EM-bowlk”), also called Oimealg, (“IM-mol’g), by the Druids, is the festival of the lactating sheep. It is derived from the Gaelic word “oimelc” which means “ewes milk”. Herd animals have either given birth to the first offspring of the year or their wombs are swollen and the milk of life is flowing into their teats and udders. It is the time of Blessing of the seeds and consecration of agricultural tools. It marks the center point of the dark half of the year. It is the festival of the Maiden, for from this day to March 21st, it is her season to prepare for growth and renewal. Brighid’s snake emerges from the womb of the Earth Mother to test the weather, (the origin of Ground Hog Day), and in many places the first Crocus flowers began to spring forth from the frozen earth

Tagged: imbolcgroundhog's day

 
“Silently I slide along
measuring Creation with my scales.
You must listen closely to hear my sibilant song
for there is Wisdom
Magic
Power
in each of my tales.

Watch your step!
Know well what risk you take!
Without warning I might…
Bite the hand that saved me
Tempt you with Forbidden Knowledge
Humble you with venomous lies
or deep within cause the fires of Creation to awake!

Dance with drum and rattle!
Surrender to your inner voice.
Like me, you hold all the World within your grasp,
how you live is, in the end, always a choice.
Shed inhibitions like outgrown skin.
Transfix your foe with steady eye
across the field of battle.

Awaken the power within…
Absorb the strength of the Sun,
and with coiled patience remember…
you lessons have already begun!”

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“The stiff and unbending is the disciple of death.
The gentle and yielding is the disciple of life.
Thus an army without flexibility never wins a battle.
A tree that is unbending is easily broken.” Lao Tzu
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Whitesnake
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Thig an nathair as an toll
(The serpent will come from the hole)
la donn Bride
(on the brown day of Bride (Brighid)
Ged robh tri traighean dh’an
(though there may be three feet of snow)
Air leachd an lair
(On the surface of the ground.)



Animais, pássaros e árvores associadas com Brighid

Lore 

 O dia  do Culto da Cobra

"Brigit pôs o dedo no rio no dia da festa de Brigit e foi afastado o incubação mãe do frio.

She washed her palms in the river on the day of the feast of St. Patrick (March 17th) and away went the birth-mother of the cold.


'' Ela lavou as mãos no rio no dia da festa de St. Patrick (17 mar) e foi afastado o nascimento da mãe do frio.''

Candle lit dinner with homemade tomato soup

 


 Well of Youth
Redcandlecrown
Secret Sacred Fire


Sacred Snake Snake worship


THE LEGEND OF BRIGHID’S MANTLE
Brighid is the Celtic goddess who is the keeper of the hearth, the deity who watches over nursing mothers and pregnant women, and who is the overseer of all things domestic. She is also connected to healing and wisdom. One commonly found symbol of Brighid is her green mantle, or cloak. In Gaelic, the mantle is known as the “brat Bhride.”Although her origins are that of a Pagan goddess, at one point she became associated with Christianity and St. Brighid of Kildare. The legend has it that Brighid was the daughter of a Pictish chieftain who went to Ireland to learn from St. Patrick. In one story, the girl who later became St. Brighid went to the King of Leinster, and petitioned him for land so she could build an abbey. The King, who still held to the old Pagan practices of Ireland, told her he’d be happy to give her as much land as she could cover with her cloak. Naturally, her cloak grew and grew until it covered as much property as Brighid needed, and she got her abbey. Thanks to her roles as both a Pagan goddess and a Christian saint, Brighid is often seen as being of both worlds; a bridge between the old ways and the new.

In Celtic Pagan stories, Brighid’s mantle carries with it blessings and powers of healing. Many people believe that if you place a piece of cloth out upon your hearth at Imbolc, Brighid will bless it in the night. Use the same cloth as your mantle each year, and it will gain strength and power each time Brighid passes by. The mantle can be used to comfort and heal a sick person, and to provide protection for women in labor. A newborn baby can be wrapped in the mantle to help them sleep through the night without fussing.

To make a Brighid’s mantle of your own, find a piece of green cloth long enough to comfortably wrap around your shoulders. Leave it on your doorstep on the night of Imbolc, and Brighid will bless it for you. In the morning, wrap yourself in her healing energy.